Arte realista do Michael Jackson, ilustrando a análise de desenhos da Cassiani Loyola.

Análise de desenhos da Cassiani Loyola

Vejam a análise de desenhos da Cassiani Loyola, vocês vão aprender muito com essa nova série de conteúdos!

Fala galera, Lucas Damasceno aqui!

Começando nossa nova série de conteúdos, vou fazer uma análise de desenhos da Cassiani Loyola (@desenhosclv), mas as dicas servem para todos.

Quem também quiser essa ajuda para evoluir no desenho realista, aproveite o valor promocional de apenas 10 Reais no Pix chamando no meu Instagram.

Qualquer dúvida é só falarem no nosso grupo de desenho que respondo assim que der, quem ainda não entrou depois vai lá!

Banner do Grupo de Desenho Realista no Telegram Grátis.

Agora vamos nessa, neste conteúdo vou analisar um desenho que dará dicas pra todos:

A principal ideia aqui é destacar possíveis problemas e como solucionar eles.

Mesmo que eu aponte vários erros, não quer dizer que os desenhos não sejam bons.

Apenas quanto melhor a arte, mais criterioso serei para não entrarem numa zona de conforto.

Entretanto, pensem com suas próprias cabeças e usem as dicas que fizerem sentido pra vocês, meu único objetivo é ajudar:

Desenho realista do Michael Jackson feito pela desenhista Cassiani Loyola enviado para análise.
Desenho feito pela @desenhosclv

A arte ficou bem legal e dá pra ver que ela se dedicou, vai longe!

Essa referência escolhida é bem famosa, tenho ela e sei que não é fácil de fazer, mas mesmo assim ela se virou bem.

No entanto, alguns problemas que todo mundo passa estão a impedindo no momento de ir além:

Problema: Mesmo não sendo um erro de desenho, a iluminação pra foto ficou fraca, impedindo que vejam o quão bom o resultado ficou.

Como melhorar: Uma das luminárias de mesa que tem na minha loja ajudaria muito, mas usar a luz do sol enquanto não tiver uma também evita que as fotos fiquem escuras e com tons muito diferentes de como realmente são no papel.

Problema: Falando do desenho em si, as sombras dos “buracos” do nariz ficaram menores do que deveriam e você acabou misturando as sombras dos cantos da boca com os próprios cantos, isso fez os formatos dessas partes parecerem diferentes.

Como melhorar: Pode resolver isso tranquilamente, se na hora de fazer for sempre comparando tudo com a referência, escurecendo aos pouco essas partes pros tons das sombras ficarem bem parecidos.

Problema: Muito provavelmente por ser mais escuro, meio que o lado de cima e esquerdo do rosto está melhor trabalhado que a parte de baixo e direita.

Como melhorar: Mesmo que as nuances estejam bem claras e pareçam irrelevantes, você precisa reproduzir elas trabalhando bastante também, só não esqueça de começar do lado mais escuro pra não ficarem erros.

Problema: Ela até usou uma variação interessante de tons que gerou volume em algumas partes, como o nariz e os olhos, mas o sombreado geral ficou um pouco raso.

Como melhorar: Pode corrigir isso mantendo o branco do papel nas áreas mais claras quando passar o lápis pra fazer as sombras, depois é só esfumar e repetir as etapas até tudo tudo ficar bem encorpado.

Se estão gostando deste conteúdo, já compartilhem!

Problema: As sombras estão interessantes, você escureceu mais onde bate menos luz e deixou mais claro onde bate mais, só que em alguns lugares isso ficou inconstante ou bagunçado.

Como melhorar: Se atente mais na diferença exata de tons que uma sombra ou parte precisa ter de outra, ordene mentalmente quais partes são mais ou menos escuras que outras e tente reproduzir isso.

Nesse outro conteúdo vocês podem ver como melhorar os tons do desenho

Problema: As sombras projetadas do cabelo na testa você retratou muito bem, elas são mais definidas que as outras mesmo, mas no desenho em geral ficaram com as transições um pouco marcadas.

Como melhorar: Precisa trabalhar bem os degradês com o lápis antes mesmo de esfumar misturando legal a passagem de um tom pro outro, isso faz ficar melhor de tirar todas as marcas das transições.

Problema: Mesmo que tenha escolhido não fazer texturas de pele por ser algo opcional, acredito que faltou definição e detalhamento.

Como melhorar: Gaste mais tempo pelo menos fazendo os mínimos detalhes das partes mais importantes como boca, olhos, nariz e roupa.

Problema: Você usou uma técnica mais de escurecer tudo direto em vez de fazer fio a fio, entretanto, tem que fazer alguns fios naturais pra disfarçar.

Como melhorar: Na sobrancelha e cílios, recomendo que faça os fios um por um pra depois ir escurecendo com essas sombras por cima e uns fios soltos de acordo com a referência em volta do contorno do cabelo, isso ajuda a dar uma disfarçada legal por parecer mais realista.

Você está indo muito bem, o mais difícil já fez.

Apenas continue e vá corrigindo os erros que vai longe!

Sei que pode ter parecido várias críticas, mas só fui criterioso, você está mandando bem em muitas coisas como disse lá no começo.

Não esqueça de comentar o que achou da análise, ela vai ficar salva aqui pra você sempre consultar e guiar as próximas que quiser fazer pra comparar e ver a evolução, um abraço!

DICA BÔNUS

Agora que viram como são as análises de desenho, eu convido vocês a darem o próximo passo nas suas buscas por conhecimento.

Querem ter acesso a um método bem passo a passo para aprenderem a fazer desenhos realistas de uma vez por todas, podendo viver exclusivamente da arte de vocês?

Saibam que para trabalhar com realismo, vocês precisam se garantir, é cada encomenda difícil, hein…

👉 Pensando nisso, para vocês aprenderem as técnicas da forma certa e acelerar suas evoluções, conheçam o Curso Realismo Start que vai ajudar vocês a alcançarem resultados expressivos em um curto espaço de tempo!

👉 Caso não possam investir no curso hoje pelo motivo que for, baixem GRÁTIS o E-book Desenhos Realistas | Primeiros Passos para terem uma base legal de tudo que vão precisar!

Mas e aí, comentem, quem tem vergonha de ter seus desenhos analisados? 👊

👉 Em sequência, vejam o blog para escolherem o que querem aprender agora, são 10 categorias para vocês desbravarem o desenho realista!

Comentários

Rolar para cima